sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cadê o seu Azeite?

"Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos, e nunca falte óleo sobre a sua cabeça" 
Eclesiastes 9:8

A Parábola das 10 Virgens

Mateus 25:1-13

"Então, o reino dos céus será semelhante à dez virgens que. tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.
Cinco dentre elas eram néscias(loucas), e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas Lâmpadas, não levaram azeite consigo.
No entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.
E tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.
Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: "EIS O NOIVO!! SAÍ AO SEU ENCONTRO!.
Então, se levantaram todas aquelas virgens e preparadas as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.
Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.
E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.
Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, Senhor, abre-nos a porta!
Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora."

Gosto de sempre antes de preparar uma mensagem verificar as palavras chaves do texto,pois bem você deve ter percebido que no texto acima eu grifei algumas palavras e sobre elas que vamos desenrolar nosso entendimento.

Virgens - Separadas/ Reservadas/ Exclusivas de uma única pessoa -> Essas virgens somos nós a igreja a noiva de Cristo.

Lâmpadas - Palavra do Senhor -> "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra Senhor, e luz para o meu caminho" Salmo 119:105

Azeite - Óleo / Unção/ Combustível/ Espírito Santo

Tardando o noivo - Não é na nossa hora, diz a bíblia que a há um tempo determinadas para todas as coisas debaixo dos céus, nunca é do nosso jeito da nossa maneira, na nossa hora e da nossa maneira.

Todas Adormeceram - TODAS! o sono o cansaço chega para todas as pessoas cristãs ou não cristãs a única diferença é se quando gritarem "O NOIVO ESTÁ CHEGANDO!!" quem estará preparado???
Dai-nos do vosso azeite - Chega de viver da unção dos outros, vamos nós conquistarmos nosso próprio espaço diante da presença de Deus, vamos nós fazer a nossa voz conhecida nos lugares celestiais.

Apercebidas - Gosto muito dessa palavra:
Apercebido =
adj.=1. Aparelhado; abastecido; preparado; prevenido.
2. Visto ao longe. - 

Quer dizer que temos que estar aparelhados,( com nossas lâmpadas), abastecidos( com nossas lâmpadas cheias de azeite, cheias da presença de Deus, da unção de Deus), preparados e prevenidos (com azeite de reserva). Olha que lindo isso!! podemos definir essa mensagem somente nessa palavra e que nossa oração seja sempre para que Deus nos faça um povo apercebido!!!

Não quero naquele grande dia ouvir:
Vers. 12. "Eu não sei quem são vocês!!"
E quão grande tristeza será se isso acontecer.
Essa é umas das passagens mais explícitas de Jesus sobre a volta dEle pra nos buscar, nos leva muitas vezes a parar pra analisar nossas vidas e nos perguntar "Será que estou preparado???" Não sei você mas eu tenho um grande temor quanto a isso pois, sabemos que o Senhor irá voltar e levará uma igreja santa, separada que ficou esperando anciosamente a sua vinda e se preparando para isso como na história acima.

"Àquele, porém que perseverar até o fim esse será salvo" Mateus. 24:13

"Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós, perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama HOJE a fim de que nenhum se vós seja endurecido pelo engano do pecado.
Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firmes, até o fim a confiança que. desde o princípio, tivemos." Hebreus 3:12-14

Por isso o tema dessa mensagem - CADÊ O SEU AZEITE? Que é aquele que fará com que sua lâmpada permaneça acesa, para lhe mostrar o caminho que deve seguir, a conduta que deve ter para que não tropeces, o combustível para que seu carro não pare e continue a caminhada.
Aonde está a presença de Deus que aquecia os corações das multidões que seguiam a Jesus??? esse azeite ainda está disponível dos céus pra nós é só pedirmos ao Senhor que a cada dia não deixe faltar esse precioso combustível em nossas lâmpadas.
O tempo muitas vezes é o nosso pior inimigo, nos deixa muitas vezes esfriar e nos impede de conseguirmos o que há tanto tempo temos pedido ao Senhor, ele nos faz ficarmos desanimados, incrédulos e muitas vezes adormecidos.

Portanto não sabemos o dia, nem a hora, em que a porta será aberta, então nos orienta a palavra do Senhor para que......

.....ESTEJAMOS PREPARADOS.!!

Um comentário:

  1. Excelente explanação da palavra de Deus, o Senhor continue abençoando sua família.

    ResponderExcluir


.

.